Lissabonn

lissabonnopera

Lissabonn

Lissabon, portugisiska Lisboa, är huvudstad i Portugal. Lissabon har ungefär en halv miljon invånare i den centrala kommunen, och 2,8 miljoner invånare i hela storstadsområdet.

Lissabonn

Lissabonn med SvD

Lisbon – In English

Teatro Sáo Carlos operahus i Lissabonn

Teatro Sáo Carlos, byggdes 1793 av en skara affärsmän som ville få en teater med operan i Neapel som förebild. Repertoaren består i övervägande grad av de stora italienska klassikern i föreställningar med stjärnsångare.

 

 

Länktips

Wikipedia about Teatro Sáo Carlos

Centro Histórico do Teatro Nacional de São Carlos

Após anos de preparação é criado em 2011 o Centro Histórico do Teatro Nacional de São Carlos [CH], ao qual são assacadas as obrigações de identificação, inventariação, classificação de todo o património acumulado, seja ele sob a forma de partituras, cenários, trajes de cena, adereços, instrumentos musicais e até mobiliário, sendo estes apenas alguns exemplos de todo o imenso património existente.

É também função do CH a identificação e localização de colecções particulares e negociar a sua eventual doação ao TNSC através deste CH, assim como promover a aquisição no mercado de espécies de interesse cultural dentro desta área.

Todo este trabalho justificar-se-ia por si mesmo mas, entende-se como missão:
Restaurar a relação com o público tradicional que pelas razões mais diversas se foi afastando dos palcos de ópera;
Sensibilizar os jovens para um conhecimento aprofundado do Teatro de São Carlos e sua função social e cultural ao longo da sua existência;
Salvaguardar e valorizar o património cultural representado pelos teatros líricos;
Disponibilizar todos os materiais à consulta dos inúmeros estudiosos portugueses e estrangeiros que nos procuram;
Em suma, promover as artes, na óptica de um sistema reprodutivo;

Constituem projectos especiais deste Centro o acolhimento e promoção:
– espectáculos (concertos);
– exposições próprias ou de entidades externas particulares ou oficiais;
– workshops de teatro, música, cenografia, figurinismo, encenação, maquilhagem de cena, entre outros temas de alguma forma ligados à ópera;
– Conferências;
– Lançamento de livros;

Pretende-se que o Centro Histórico seja um templo de memória como base de futuro. Um lugar de vida que reflicta sobre a memória para experimentar novas linguagens. De investigação e formação. Conservação e reelaboração. Tradição e reinvento.

Länk till operahuset

Related posts